Visitar o cabeleireiro (só) uma vez por ano, passar chapinha para arrumar as pontas (com os fios sujos), esquecer-se do condicionador depois de passar a máscara de tratamento... Essas atitudes parecem normais e corriqueiras, mas, sim, elas estragam todo o seu cabelo. Você está preparada para mudar alguns hábitos? Então confira 13 dicas de e ganhe um visual maravilhoso o ano todo.
1. Esfregar a toalha
O cabelo não fica mais seco com esse esfrega-esfrega. Para tirar a umidade sem danificá-lo, basta apertar a toalha com cuidado. E nada de fazer aquele rolinho na cabeça, hein? Ele quebra todo o cabelo.
2. Substituir o condicionador pela máscara
Máscara e condicionador são coisas diferentes. O certo é usar o xampu para abrir a cutícula dos fios; a máscara, para hidratá-los; e, então, o condicionador, que finaliza selando a cutícula.
3. Aplicar condicionador na raiz
Isso aumenta a oleosidade do cabelo e pode dar caspa. O condicionador deve ser usado, portanto, apenas no comprimento e nas pontas. Quem tem o cabelo curto deve colocar nas mãos o equivalente a uma moeda de R$ 0,50 do produto e passar, de leve, só nas pontinhas.
4. Pentear o cabelo molhado
Até dá, mas com a escova certa, já que o cabelo úmido quebra facilmente. Escolha os modelos quadrados (ou raquete) ou pentes de madeira. E cabelo embaraçado precisa de creme de pentear!
5. Fazer hidratação na praia
Esse hábito bem intencionado pode "fritar" seu cabelo. Quer manter os fios macios e brilhantes no verão? Use produtos que protejam contra os raios solares.
6. Lavar com água "pelando"
Ninguém precisa tomar banho de água fria, mas também não é preciso regular o chuveiro para inverno, se é verão. Senão as cutículas se abrem, aumentando a oleosidade na raiz e irritando o couro cabeludo. Tome banho morno, vai!
7. Esquecer o termoativo
Não passar um defrizante termoativado antes de secar os fios é crime! Esse produto protege o cabelo contra o calor do secador, deixando-o mais saudável.
8. Prender com elástico
Ele aumenta a quebra dos fios, além de favorecer a queda. Prefira os modelos específicos para cabelo, largos e macios, ou até mesmo piranhas. E faça rabos de cavalo mais soltinhos.
9. Usar chapinha para ajeitar os fios
A chapinha serve para alisar o cabelo logo após a lavagem e quando ele já estiver bem seco (após o uso do secador ou a secagem natural). Passar a chapinha no dia seguinte à lavagem, para dar aquela arrumada básica, facilita a penetração de poluição e outras sujeiras na fibra capilar. Não e não!
10. Passar química em casa mesmo
Apesar da economia tentadora, progressiva e relaxamento devem ser feitos no salão, porque as chances de algo dar errado são grandes - e os danos, irreparáveis. Já pensou se você fica careca?
11. Cortar anualmente (ou nem isso...)
Cabelo estraga, sim, por mais que você cuide bem dele. Com o tempo, a parte danificada das pontas sobe para o comprimento. Ir uma vez por ano ao salão e cortar um dedo não elimina pontas duplas!